Image Map

terça-feira, 8 de abril de 2014

Casa Limpa e Cheirosa - Rotina de Limpeza



 


Quem gosta de ver sua casa limpa e cheirosa todo o dia?

Tem quem gosta de "colocar a mão na massa" e sente prazer em varrer, esfregar, limpar, passar, lavar e etc... e tem quem enrola ou sai correndo quando vê uma pia suja ou um cesto cheio de roupas para lavar.
Um estudo realizado por professores da Universidade Federal Fluminense concluiu que as mulheres gastam em média 26 horas e 20 minutos semanais para deixar a casa em ordem.Sim é isso mesmo!
Como achar tempo para cuidar do nosso lar?
Que na minha opinião é o nosso sagrado cantinho.Onde voltamos todo dia após um dia estressante no trabalho ou quando saímos para realizar tarefas na rua. Pensamos....Não vejo a hora de chegar em casa. Não é?!
E nada é mais desanimador que no caminho de volta a nossa casa, já vamos pensando e fazendo listas imaginárias do que temos que fazer quando chegarmos.Porque a casa está de pernas para o ar.
Já passou a época da mulher ter somente a obrigação de cuidar da casa. Hoje.. nesse "novo tempo", a mulher moderna, é uma figura muito importante na renda de uma família.E além de cuidar da casa ,tem que cuidar de  filhos, trabalho e ainda sobrar tempo para dar atenção ao maridão e o mais importantes a si mesma.
A falta de tempo infelizmente é o mal do século. Para ajudar a lidarmos com tantas responsabilidades que colocamos nas nossas costas dia dia, é fundamental organizar seu tempo, ter um planejamento do seu dia.


Por onde começo?.

Faça uma lista do que precisa ser feito no dia e o tempo que cada tarefa requer.Com calma estabeleça o que tem mais prioridade,que precise ser feito hoje e não pode esperar para o dia seguinte.Por exemplo:

-Sua pia está gritando por socorro.
-Aquelas roupas que você  insiste em jogar dentro do guarda-roupa que está quase impossível de fecha-lo.

Os itens sem muita relevância pode ficar para amanhã,certo?!Pois não adianta fazer uma lista imensa se você tem apenas algumas ou uma hora para fazer.

Dica: Faça sua lista de afazeres no final do dia.Deixe a mesma em um lugar visível, coloque-a na geladeira com um imã por exemplo.


Qual é o melhor horário ?

Bom..Depende da rotina de cada uma.

Você acorda cedo para arrumar seu filho para escola?
Sobra alguns minutos?
Um tempinho que seja antes de ir trabalhar?
Ótimo!!

Pegue sua listinha ( que você fez com todo carinho no final do dia anterior), verifique o que conseguirá fazer nesse seu tempo disponível.Nada de ligar a TV e sentar no sofá!!. Você fará isso com mais prazer quando sua casa estiver cheirosa.Acredite em mim :).
Por exemplo:

-Arrume sua cama.Assim ela não vai ficar te olhando toda toda e chamando para ficar mais um pouquinho com ela.Tadinha.
-Quando estiver no banheiro fazendo sua higiene matinal, aproveite e já passe um pano com um multiuso de seu preferência na pia e no vaso. (um paninho para cada um). Dica: Deixe sempre pano e um multiuso escondidinho no banheiro.Facilitará muito.
-Quando abrir o guarda-roupa para se arrumar.Olhe ao redor para ver se tem alguma peça fujona e guarde -a.
-Ao tomar café se houver misteriosamente algumas louças sujas.Primeiro olhe no relógio e verifique se ainda tem um tempinho.Tem?Aêêê...deixe sua pia feliz e você mais ainda quando retornar do trabalho e ver sua pia ali....sorrindo :).
-Já está indo começar seu dia fora do  lar? Pegue uma sacola ou caixa e ao passar pelos comodos vá recolhendo coisas que estão fora do lugar e atire-as dentro da sacola ou caixa.Deixe a mesma ali pertinho da porta mesmo.Pois ela via ficar quietinha te esperando chegar.

Daí você me  pergunta: 

  -O que isso irá adiantar?Sendo que vou ter que arrumar e limpar a casa após o trabalho?.

Eu te respondo:

 -Fará muita diferença!
Mentalize você  chegando no seu lar e ver sua cama arrumada,banheiro cheiroso.Obs:Use um multiuso cheiroso,viu?!
Passando pelos comodos e perceber que não está bagunçado.(lembra que recolheu a "baguncinha" antes de sair?).
Entrando no quarto e ver sua cama arrumada e nenhuma roupa fujona.


Se o seu dia começa corrido e não tiver tempo para fazer absolutamente nada de manhã.Tudo bem.Mas ao chegar em casa.Tome uma ducha rápida, coloque uma música bem animada.E mãos a obra...ou melhor...vassouras a obra rsrs

Faça tudo com calma.Não se sobrecarregue.
Fazendo um pouco a cada dia é melhor do que não fazer nada.Concorda?!
Não esqueça de olhar sua listinha e ir riscando as tarefas já feitas.Assim que olhar para o papel e ver tudo riscado e feito,você sentirá uma paz interior.Como se o seu dia rendesse.

Agora me faça um favor...vá para o banheiro,tome um banho relaxante, use e abuse dos seus cremes e tenha uma noite tranquila,sem ficar pensando no que deveria ter feito.Amanhã é outro dia e você pode fazer amanhã se não fez hoje é por que não era prioridade.

Faça listas diárias não só de afazeres domésticos.Isso facilitará muito sua vida.
Crie disso um hábito.E pode ter certeza que no final do mês sua casa vai estar como sempre quis.


0 comentários: